quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SURDEZ, DEFICIÊNCIA AUDITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Na noite do dia 16 de setembro do corrente ano foi lançado o Livro Surdez, Deficiência Auditiva e Educação Inclusiva, às 21h, na UNIT – Farolândia.
O referido livro é mais uma coletânea do Projeto Educare e conta com a produção científica sergipana e organizado pela Professora Drª Rita de Cácia Santos Souza.


A referida obra conta com dezesseis capítulos escritos por vinte e sete autores que abordam:
·         Registros historiográficos da educação dos surdos em Aracaju e Itabaiana/SE e Aspectos históricos da educação dos surdos: marcos legais e práticas pedagógicas;
·         O processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência; Educação de surdos em questão: uma experiência de inclusão e cidadania; Sujeito surdo: relação dialógica entre inclusão/exclusão e surdez e ensino superior: o processo de Inclusão na Universidade Federal de Sergipe;
·         Análise da produção escrita dos surdos: a interferência da Língua Brasileira de Sinais; Gêneros Textuais: uma proposta para o ensino de língua portuguesa para surdos; Educação Especial e Inclusiva: língua inglesa, Libras e ASL (American Sing Language); Redes Sociais Digitais: espaço interativo na educação e comunicação dos surdos; Website Libras e Matemática;
·         Atendimento Educacional Especializado para pessoa surda e o Atendimento Educacional Especializado para alunos com surdez no ensino superior: um serviço necessário;
·         O Intérprete de Libras e o aluno surdo; A função dos tradutores/intérpretes de libras – Tilibras – na educação inclusiva e A formação do Tradutor e intérprete de Libras: entre a lei e o real.

Estiveram presentes no lançamento os autores:
Rita de Cácia Santos Souza – Capítulos 1, 2, 3, 5, 8, 10, 15 e 16.
Enio Gomes Araujo – Capitulo 11 Website Libras e Matemática;
Ana Paula Andrade de Melo e Tálita Cavalcanti Pergentino dos Anjos – Capítulo 12 Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com surdez;

Foi uma noite de grande alegria!






Nenhum comentário:

Postar um comentário